12/10/2009

Se eu fosse um animador sociocultural faria...


- Um Projecto de Animação.

- Porquê?

Porque acho necessário que os idosos se divertam, que esqueçam por alguns momentos e até mesmo minutos os seus problemas, as suas preocupações. Se sintam felizes.

- O quê?

Organizar um conjunto de jogos antigos.

- Para quê?

Para que os idosos se distraiam e de um certo modo conseguirem estar atentos.

- A quem?

Idosos capazes de mover o próprio corpo.

- Como?

Com vários jogos, por exemplo o jogo da malha.

- Com quem?

Idosos.

- Com o que?

Com todo o material relacionado com cada jogo. Por exemplo, no jogo da malha precisa-se de malhas de madeira, ferro ou pedra e pinos (paus redondos que se equilibrem na vertical).

- Quando?

Num dia de sol.

- Onde?

Num lugar espaçoso.

Dinâmicas de Grupo


As dinâmicas de grupo surgiram a partir de 1914, tendo como seu pai Kurt Levy. Este, defendia que os Homens viviam em grupos.

Passado muitos anos, esta técnica foi apenas utilizada na Psicoterapia de Grupo, Integração Pessoal, Aquecimento, Liderança, Cooperação, Iniciativa e Criatividade.

Actualmente, as dinâmicas de grupo têm sido utilizadas para seleção pessoal, pelo simples facto deste fornecer informação, acerca do indivíduo em causa, mesmo antes do seu trabalho ser iniciado.

O animador tem um papel muito importante, pois este esclarece as situações, ajuda as pessoas a interiorizar os seus problemas, a reflectir, a ser solidário com um próximo que esteja a passar por tudo o que a dada pessoa em causa já passou. Ainda como competências do Animador, cabe-lhe criar um ambiente de compreenção, de aceitação mútua, de autêntica fraternidade e acolhimento. Com tudo isto, o animador, pretende que cada um, encontre uma resposta para os seus problemas.